Fetichismo da Mercadoria e o consumo na moda
- Beatriz Ferreira
- 20 de jan. de 2017
- 1 min de leitura
A exploração e as péssimas condições de trabalho são algumas das características da industria têxtil, todos os dias milhares de roupas são fabricadas por trabalhadores que vivem em situações insalubres e análogas ao trabalho escravo, e em sua maioria para lojas de fast fashion, esta que grande parte da população consome, no entanto, essas situações são sempre tratadas de forma camuflada, fazendo com que o consumidor não saiba a origem do produto adquirido ...para uma sociedade que vive num sistema capitalista isso é mais do que interessante pois a todo momento as pessoas vivem dentro da lógica do consumo invisibilizando qualquer processo anterior.
Pegando Karl Marx podemos falar do O fetichismo da mercadoria citado em seu livro O Capital, que diz respeito a ocultação, das relações sociais e o trabalho dos indivíduos perante a mercadoria fabricada dentre elas a exploração do trabalho ... que se mostra tão velado na industria da moda .
Agora vocês já sabem, né ? que é de extrema importância saber de onde vem nossas roupas, pois por trás dos tecidos das roupas e vitrines,pode ter alguém sempre escravizado .
#desmodus
Comentarios